Smart Energy: Entenda o que é e como é aplicada em Sistemas Fotovoltaicos
Você já ouviu falar em smart energy?
O conceito de Smart Energy abrange toda tecnologia que permita a geração de energia pelo próprio consumidor a partir de uma fonte renovável, com controle e gerenciamento de geração e do consumo.
Smart Energy é um conceito de energia inteligente, com a participação ativa dos consumidores, integrando a geração, consumo e armazenamento de energia.
Um sistema fotovoltaico integrado com tecnologias de automação permite que o consumidor gerencie de forma ativa a geração de energia e seu consumo.
Com isso, fica mais fácil adotar um perfil de consumo sustentável, economizando energia e minimizando os impactos ambientais utilizando os princípios de Smart Energy.
Gerenciamento de Geração e Consumo
Em um sistema fotovoltaico com Smart Energy, o gerenciamento é fundamental. Dispositivos que permitam a correta leitura do que está sendo gerado e o que está sendo consumido devem ser integrados de modo que seja possível interpretar os dados por eles coletados para serem utilizados de maneira inteligente.
Vamos analisar o monitoramento de um sistema residencial SolarEdge de 3.3 kWp de potência. Com apenas este simples gráfico, já é possível por exemplo entender as tendências de consumo desta unidade.
Além de ter o controle sobre o consumo, é importante fazer a relação com os horários aproximados de uso de energia. Podemos observar que pela manhã o consumo é menor se comparado com a noite e existem breves picos de consumo.
É possível interpretar que até próximo as 13:00 o consumo é mais baixo pois a maioria das pessoas estão fora de casa neste momento. Por outro lado, quando os moradores estão ao mesmo tempo na residência, o consumo aumenta, pois o número de dispositivos ligados a esta unidade consumidora também aumenta (computadores, ventiladores, etc.).
Os picos de geração podem ser interpretados como o tempo de consumo do chuveiro.
Todas as cargas que possam ser utilizadas durante a geração de seu sistema fotovoltaico e que não ultrapassem a potência instantânea naquele momento podem ser aproveitadas como um método de otimização de eficiência de consumo. Por exemplo, deixar de utilizar uma máquina de lavar em horários de baixa ou nenhuma geração e se programar para utilizá-la durante os momentos em que há energia disponível de sua fonte renovável já é uma aplicação de Smart Energy.
Ou seja, a partir do momento que existe o mínimo de gerenciamento e análise, já é possível realizar o controle e se ajustar para otimizar o uso da energia.
Controle e Automatização
O controle em um sistema fotovoltaico é possível utilizando periféricos que permitem a coleta de dados de gerenciamento e a realização de automação para programar de maneira inteligente o uso da energia gerada. no caso da SolarEdge por exemplo existe a linha de produtos Smart Home.
Como exemplo, podemos utilizar que após estudo do gerenciamento dos dados de uma clínica médica, foi verificado que o ar-condicionado de uma sala de espera permanece ligado mesmo quando não há incidência de sol o suficiente e que em certos dias os funcionários esqueciam o mesmo ligado após o fim do expediente.
Com a automação é possível criar cenários em como as cargas devem ser utilizadas conforme o que ali for necessário, como na imagem acima, o Ar-Condicionado 2 é automaticamente ligado dentro do período de expediente e somente quando há excedente de energia solar, fora dessas condições ele permanece desligado ou demanda o seu ligamento manual.
Apesar dos exemplos aqui citados serem referentes a uma residência, os sistemas comerciais também podem e devem usufruir de tecnologias Smart Energy. Com o controle automatizado de suas cargas e um gerenciamento completo, o conceito de Smart Energy proporciona eficiência energética, redução de custos e contribui para um mundo sustentável.