Durante uma ação de fiscalização inédita, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) submeteu amostras de painéis fotovoltaicos de diferentes marcas a ensaios laboratoriais e identificou irregularidades em ao menos um produto.
Participe da Comunidade do Canal Solar no WhatsApp
Até o momento, o modelo reprovado foi o TSun 560 W, coletado no Mato Grosso, que apresentou potência significativamente inferior à declarada pelo fabricante do produto na etiqueta.
Além deste caso, outras duas marcas também estão sendo analisadas em laboratórios credenciados pelo Inmetro. O órgão ainda não revelou quais são elas.
A operação abrangeu os estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, com o objetivo de avaliar a qualidade e a conformidade dos produtos disponíveis no mercado.
Segundo publicado na página do Governo Federal, a fiscalização foi motivada pela crescente demanda por equipamentos fotovoltaicos e por denúncias registradas na ouvidoria do Inmetro.
Segundo o presidente do Inmetro, engenheiro Márcio André Brito, a iniciativa busca garantir que os produtos comercializados no país atendam aos padrões técnicos e regulamentares, reforçando a confiança na adoção da energia solar.
Ver a matéria completa no site do Canal Solar:
https://canalsolar.com.br/fiscalizacao-inmetro-irregularidades-modulos-fotovoltaicos-brasil/
Normas Técnicas e Regulação para a segurança contra incêndios e choque elétrico em sistemas FV no Brasil IntroduçãoA segurança em sistemas fotovoltaicos (FV) tem sido uma preocupação...
Os painéis solares geram energia fotovoltaicaOs painéis solares reagem com a luz do sol e produz energia elétrica. Os painéis solares, instalados sobre o seu telhado, são interligados uns...
Clientes no mercado livre de energia podem gerar sua própria energia sem necessariamente serem fornecedores do mercado livre? Porém, para entender melhor essa dinâmica, vamos destrinchar a...
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nosso documento sobre a
LGPD.
Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.